sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

5 DICAS DE MARKETING PARA ENFERMEIROS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Atualmente, as redes sociais são os novos currículos para quem está em busca de novas oportunidades, emprego, indicações ou apenas melhorar a sua visibilidade no meio profissional. Saber utilizar as mídias digitais para se posicionar melhor ou se promover no mercado de trabalho será cada vez mais fundamental. Pensando nisso, elaborei 5 dicas para ajudar os profissionais da saúde para se projetar adequadamente nas redes sociais, e com isso atrair mais notoriedade no meio de trabalho. 

1 - Descubra e foque no seu diferencial: Tenha claro quais são suas expertises, pois ninguém é bom em tudo. Qual é sua especialização? Qual o tema do seu TCC? Quais as temáticas abordadas nos artigos que você escreveu? Qual a sua maior experiência profissional? Qual o setor que você atua e o tipo de paciente que cuida? O que você faz de diferente ou a mais na sua rotina profissional que todos elogiam? As respostas destas perguntas te levarão a descobrir a principal temática que você domina, o seu diferencial de conteúdo, que vai muito além da sua especialização. Este é o ponto fundamental para iniciar a sua projeção para o mercado, pois quem tenta falar tudo para todo mundo não fala nada para ninguém😉.
2 - Conheça e siga os maiores especialistas do seu mercado: Agora que você já tem claro o seu diferencial, busque conhecer quais são os maiores especialistas na sua área de domínio e atualize-se constantemente. Faça cursos, leia e acompanhe o que estão falando e publicando, siga estas e outras autoridades do tema nas redes sociais, participe de grupos de discussões, aprenda, aprenda e aprenda...🧐afinal, mesmo sendo sua expertise, você nunca sabe tudo sobre o assunto, sempre há alguma novidade ou pessoas com opiniões diferentes, porém complementares para somar.
3 - Projete-se nas redes sociais com conteúdo: Saiba utilizar as redes sociais a favor da sua promoção! Escreva, discuta, proponha temas e tenha uma voz ativa no meio digital! Atualmente, as redes sociais são os novos currículos, então aproveite o imensidão deste mundo para mostrar todo seu conhecimento e se fazer conhecer, dentro do seu nicho, destacando o seu diferencial. Como? Aí vão alguns toques, citando as principais redes:
📍FACEBOOK - crie uma página ou grupo voltado para o uso profissional, diferente do seu perfil pessoal. A sua página deve ser coerente com a sua expertise. Com a página ou grupo criado - e o próprio facebook mostra o passo a passo para a criação da sua página de negócio - estabeleça uma rotina de publicações, para atrair seguidores. Publique artigos e atualizações, compartilhe links de notícias, proponha debates, faça resenhas de livros, recomende filmes, etc... O importante: todo assunto tratado nesta página ou grupo deve ser profissional e ter relação com a sua área de domínio de conteúdo, o seu diferencial. E mais importante ainda: informações verídicas e conteúdo com qualidade, sempre.🤩
📍INSTAGRAM - conte a sua história através de fotos legendadas e gere identificação com o seu público. Mostre a sua rotina de trabalho. Fotografe o que você faz, cursos que participa, sua interação com a equipe de trabalho... e gere postagens de qualidade, com fotos expressivas🤳. Porém, é fundamental ter muito cuidado com as fotos com pacientes, nunca publique nada sem ter a autorização prévia das pessoas envolvidas ou que exponha uma situação delicada, ok? O Instagram funciona como uma vitrine do seu trabalho👩‍🏫. E quando falamos de vitrine, está subentendido a sua imagem. Sim, a imagem pessoal é tão importante quanto a imagem digital (leia o artigo https://enfermagemelhor.blogspot.com.br/2015/06/a-vestimenta-ideal-para-os.html 🤔). 
📍LINKEDIN - é a principal rede social para você mostrar suas competências para empresas e profissionais de RH. É seu currículo disponível no meio digital. Importantíssimo ter uma página com todos os dados preenchidos e atualizados. Compartilhe seus artigos, dicas, macetes do dia a dia profissional e suas benfeitorias no trabalho. Seja presente e participativo na rede. Participe de grupos relacionados a sua área de atuação.🤓Siga as autoridades e especialistas do seu meio profissional e as empresas que você almeja trabalhar🏬.
📍YOUTUBE - se você foge de vídeos, é melhor rever este conceito, pois este é o segundo maior site de pesquisa do mundo, e, portanto, uma oportunidade de mostrar seus conhecimentos e compartilhar informações úteis, que poderão ajudar pessoas do mundo todo 🌎. Crie um canal do youtube e poste suas dicas profissionais. Caso tenha a possibilidade, grave o passo a passo para a realização de técnicas e procedimentos de enfermagem que você domina. Mantenha o foco no conteúdo de qualidade, de maneira didática e objetiva. Grandes profissionais conseguiram mostrar a relevância do seu trabalho através de vídeos feitos por um smartphone😉. Além disso, há excelentes editores de vídeos gratuitos e fáceis de usar.
4- Estabeleça uma escuta ativa e tenha uma participação genuína nas redes sociais: Você não precisa estar em todas as redes, mas aquelas em que se propor a estar, seja ativo, interaja e responda a todas as dúvidas e comentários feitos pelo seu público👨‍💻. As pessoas estão nas redes sociais buscando relacionamentos, portanto nunca deixe seu público "no vácuo". E não demore muito para responder aos comentários, pois ansiamos por precisão e agilidade.
5 - Não fale nas redes sociais o que você não falaria pessoalmente🤔. Esta é a dica mais importante de todas: o bom senso! Não existe muro entre o perfil pessoal e profissional...🤐
As redes sociais são importantes meios para gerar visibilidade do seu trabalho e desenvolver o seu marketing pessoal. Use-as com responsabilidade e ganhe mercado🔦.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Estou atualizando esse tipo de conteúdo nas minhas redes sociais e site. Caso queira seguir no instagram @lumateus e site lumateus.com.br
      Abraços

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